Postagens populares

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ACELERE SEU METABOLISMO E EMAGREÇA !!!

Acelere seu metabolismo e emagreça
Para mantermos a perda calórica em dia é preciso estar com um metabolismo equilibrado. No entanto, se esse mecanismo tão inteligente do corpo estiver bem ativo, o ponteiro da balança abaixa mais rapidamente.
Se quando você pensa em emagrecer, o primeiro passo que dá é pular refeições, tomar sopa por 48 horas ou viver de alface, está na hora de rever suas estratégias. Esses hábitos não vão transformar gordurinhas em massa muscular. Pelo contrário, você corre o risco de diminuir o ritmo do seu metabolismo - capacidade do organismo em transformar calorias em energia - e acumular mais quilinhos.
A peça-chave de um emagrecimento saudável é um metabolismo equilibrado. "Todo mundo come o suficiente para ter o corpo que tem. Às vezes as pessoas que estão acima do peso acham que o que estão consumindo é pouco e não entendem por que engordam. A resposta é simples: ou não estão comendo pouco ou estão fazendo as refeições de maneira errada", resume o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio (SP).
Por mais que os cardápios fiquem mais democráticos e as academias disponham de aparelhos de última geração, o corpo humano é o mesmo dos primórdios, da época em que os homens comiam sem saber quando seria a próxima refeição. Resultado: o organismo precisava estocar energia como mecanismo para sobreviver. "É exatamente isso que acontece.
A natureza tende a guardar gordura e não a perder, para ter reservas", explica Accursio. Sendo assim, só existe uma maneira de manter a balança sob controle: consumir pouca caloria ou gastar mais energia. Para que você também possa se beneficiar dessa matemática, confira as dicas que vêm a seguir, elaboradas por um endocrinologista, uma nutricionista e uma médica ortomolecular.
Dá-lhe cromo
Esse elemento importantíssimo para a nossa alimentação tem efeitos milagrosos para a silhueta. Para dizer o mínimo, ele previne a formação dos famosos 'pneuzinhos'. Os autores dessa proeza são: espinafre, nozes, ostras, cogumelos, levedo de cerveja e grãos integrais. "Eles ajudam a acelerar o metabolismo, já que estimulam a função da insulina, que é responsável por transportar toda a glicose ingerida para as células.
Assim, a glicose não fica circulando por tanto tempo, o que evita que se transforme em gordura periférica", diz a médica ortomolecular Sylvana Braga (SP). E não estamos falando apenas da glicose proveniente dos doces, isso vale para diminuir o efeito calórico também de massas, pães, macarrão, biscoitos salgados. Indica-se comer pelo menos uma das fontes, uma vez ao dia.
Fique de olho nas quantidades diárias: espinafre (uma porção crua, na salada, equivalente a um prato de sobremesa), nozes (duas colheres de sopa da semente picadinha), ostras (uma unidade), cogumelos (se for em conseva, um prato de sobremesa, ou levemente refogado no azeite ou óleo de canola), levedo de cerveja (uma colher de chá) e grãos integrais (uma colher de sopa por dia é suficiente).
O espinafre é um dos alimentos mais ricos
em cromo e deve ser consumido todos os dias
Aposte no poder das frutas
Santa Romã
A fruta que alimenta simpatias populares no final do ano vai muito além de trazer bons fluidos. Um estudo realizado pela Universidade de Pequim, na China, acompanhou um grupo de pessoas que adotou uma dieta balanceada por cinco semanas. No final da pesquisa, a constatação: os que consumiram a fruta diariamente perderam 20% a mais de peso do que aqueles que passaram longe do sabor suavemente ácido de suas sementinhas.
A descoberta foi atribuída à sua capacidade de inibir uma enzima chamada lípase pancreática, responsável pela quebra de gordura. "Sem essa enzima a gordura não pode ser digerida e consequen-temente não é absorvida pelo organismo", justifica a nutricionista funcional Daniela Jobst (SP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. "Mas para se alcançar esse efeito, a ingestão deve ser diária", alerta a especialista, que sugere algumas maneiras de consumo: desmanchar o miolo com as sementinhas na salada, bater a polpa para fazer suco, comer a fruta pura ou mesmo tomar cápsulas concentradas, à venda em lojas de produtos naturais.
Banana Verde
Ignore o que sua avó falava sobre a fruta verde que pode causar má digestão. É justamente antes de ficar madura que ela soma propriedades para a queima calórica. Quando está verde, a banana contém amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, ao ser ingerido apresenta as mesmas características das fibras insolúveis. "Ou seja, aquelas que são digeridas, mas não são absorvidas. Porém antes de serem eliminadas, elas absorvem as gorduras reduzindo o teor de lipídeos do corpo", esclarece Daniela. Por conta desse mesmo mecanismo, esse amido resistente reduz o risco de câncer no intestino, por ser rico em prebióticos e facilita a eliminação de toxinas.
Agora, você deve estar se perguntando: como deve ser o consumo de um alimento tão esdrúxulo? A banana verde é vendida em pasta em lojas de produtos naturais. Com ela, pode-se fazer nhoque, misturar com outra fruta mais doce, acrescentar no suco, na sopa ou em receitas de pães, bolos e panquecas. "Ela tem uma ótima consistência, não é doce e não altera o sabor de outros alimentos", avisa Daniela Jobst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário