Postagens populares

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dicas para programar em exercícios e boa alimentação

Atividade Física

A endocrinologista Rosana Radominski, presidente da ABESO e responsável pelo Departamento de Atividade Física da entidade, começa ressaltando que “sempre que for iniciar um programa de atividade física, é importante uma avaliação cardiológica preventiva”. Ela enfatiza que isto é indispensável “principalmente se o idoso for sedentário, porque frequentemente nessa faixa de idade as pessoas já têm doenças associadas à obesidade, como hipertensão arterial e aumento de colesterol, triglicérides, glicemia e ácido úrico, que são fatores de risco para doença cardiovascular. E uma carga de exercícios pode piorar a situação”.
De acordo com a recomendação da Dra. Rosana, a saída do sedentarismo deve ser lenta: “iniciar com caminhadas diárias, em torno de 75 minutos por semana, com aumento gradativo, até ultrapassar 200 minutos semanais”. Segundo a especialista, “qualquer exercício de intensidade de leve a moderada está indicado: natação, hidroginástica, dança de salão etc. O importante é a regularidade e a progressão gradativa”
A presidente da ABESO acrescenta que “o idoso também deve acrescentar, aos poucos, exercícios resistidos (que fortaleçam a musculatura), para preservar e até aumentar a massa muscular, que geralmente está diminuída nesta faixa etária”.

Dieta Segura

Para evitar ao máximo o aumento gradativo do peso e manter a saúde, alguns cuidados na alimentação são indispensáveis para as pessoas na faixa etária acima dos 60 anos. A nutricionista Maria Emilia Daudt von der Heyde dá diversas dicas, começando com cuidados a observar na implantação de uma dieta segura:

- ingerir de 6 a 8 copos de líquidos ao dia, especialmente quem fizer uso de diuréticos;
- temperatura dos alimentos: idosos tendem a ter maior sensibilidade a alimentos frios ou muito quentes;
- o olfato pode estar comprometido: adotar o hábito de sentir o cheiro dos alimentos, tocá-los;
- capacidade mastigatória reduzida: consumir preparações adequadas, com consistência que permitam a ingestão. Frutas e hortaliças necessitam maior mastigação. Não retirar do cardápio, pois têm menos calorias;
- quantidade de fibras adequada: idosos podem apresentar constipação mais frequentemente do que a observada entre adultos jovens. Manter alta a ingestão de fibras, consumindo, sempre que possível, as frutas com casca e quantidade adequada de hortaliças. Quando for necessário, para facilitar a mastigação e a ingestão, devem estar cortadas e cozidas.
- fazer lista de compra de alimentos; tomar cuidado com procedência e características (nutricionais e de segurança).

Fonte: Abeso.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário